União Europeia com apenas 7,7% da população vacinada contra Covid-19

A União Europeia tinha apenas 7,7% da população vacinada contra a Covid-19 em 1-3-2021, segundo o Our World in Data.

Em comparação, nessa data Israel tinha 94,8% dos seus habitantes vacinados. Este país do Médio-Oriente tem 8,8 milhões de residentes, enquanto que a União Europeia tem 447 milhões. No entanto, os EUA têm 328 milhões de residentes e já tinham vacinado 23,2%. E o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, com 66,6 milhões de pessoas, já haviam vacinado 31,4%.

A guerra do fornecimento de vacinas, na qual se enfrentam – nos órgãos políticos como a Comissão e o Conselho, e no organismo regulador do setor, a Agência Europeia do Medicamento – os lóbis das farmacêuticas produtoras e os governos dos países onde têm sede ou fábricas, neste negócio do século, está a provocar uma demora na vacinação na União Europeia.

A responsabilidade tem sido assacada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esquivando-se o órgão supremo da União a assumir a culpa do atraso. Note-se que o Conselho da União Europeia é presidido neste primeiro semestre de 2021 pelo primeiro-ministro português, António Costa.

Partilhar

Sem comentários

deixe um comentário