A transição energética para o hidrogénio significa que haverá cada vez mais carros a utilizá-lo como combustível. Estes novos carros terão um depósito cheio de hidrogénio liquefeito, tal como os carros adaptados para GPL.
É sabido que o hidrogénio, no entanto, é muito mais perigoso que o gás. Uma vez que os veículos a gás não podem, por razões de segurança, estacionar em parques subterrâneos, será que os veículos a hidrogénio vão poder fugir a esta regra?
É que, além do hidrogénio ser mais perigoso que o gás, sendo a molécula de hidrogénio a mais pequena de todas, ela atravessa por difusão qualquer reservatório e pode, ao fim de algum tempo de estacionamento em ambiente fechado, existir em quantidade suficiente para provocar uma explosão.
Será que os parques subterrâneos estarão condenados a tornar-se obsoletos?
Carlos Diniz / Outubro 22, 2021
Em boa verdade os carros que de origem funcionam com GPL, e que cumpram os requisitos da Lei 13/2013, Portaria nº 207A/2013, podem utilizar os parques subterrâneos. Convém actualizar a notícia.
/
Henrique Sousa (Autor) / Outubro 22, 2021
Obrigado pelo esclarecimento. Aqui não se trata de uma notícia, é uma pergunta à qual respondeu parcialmente. Porque apesar de alguns carros a GPL poderem estacionar, fica a questão de se saber se os carros a hidrogénio também poderão estacionar uma vez que são muito mais perigosos.
/
Hugo / Outubro 26, 2021
Quando existirem se calhar pensam nisso. Para já cabem numa rua. No futuro não se sabe.
/