“Steven E. Koonin é um dos mais destacados cientistas americanos da atualidade e líder na política científica dos EUA” – pode ler-se na badana principal da tradução portuguesa do polémico livro de 2021 da autoria de Steven E. Koonin, Unsettled: What Climate Science Tells Us, What It Doesn’t, and Why It Matters. Aí também se pode ler um breve resumo biográfico do autor, oriundo do meio académico mas que desempenhou ainda o cargo de Subsecretário para a Ciência no Departamento de Energia dos EUA da administração Obama.
Na tradução portuguesa o título escolhido foi “A Ciência do Clima: O que a ciência diz, o que não diz e o que isso interessa”, tendo a mesma sido feita por Maria Ferro, Ana Rita Faustino e André da Costa Barata, com revisão científica de Carlos Fiolhais. Foi lançado em 2022 pela Editora Guerra e Paz e encontra-se disponível em diversas livrarias do país.
O livro está dividido em duas partes: a primeira chama-se Ciência e a segunda A resposta. A primeira parte aborda temas como o aquecimento global e as incertezas da ciência, as modestas influências do Homem sobre o clima, papel das emissões de gases de efeito estufa, modelos climáticos e suas limitações, etc., e desmonta os mitos alarmistas de que os fenómenos climáticos extremos são agora mais severos e frequentes que no passado. A segunda parte mostra que a neutralidade carbónica é uma quimera e defende-se que a melhor estratégia perante alterações do clima é a adaptação e não o combate.
Aconselhamos vivamente a leitura deste livro, principalmente aos jornalistas que publicam notícias alarmistas sobre as alterações climáticas provocadas pelo Homem, só porque a notícia vem da Lusa ou de outra agência noticiosa controlada pelos poderes globais.
Mostramos a seguir um vídeo da plataforma Youtube em que Koonin é entrevistado pela CNBC, conhecido canal televisivo de expressão internacional. Noutro vídeo, de 15-8-2023, ele concede uma entrevista mais extensa a Peter Robinson da conceituada organização Hoover Institution.
Pingback: Transição ou transação energética? – inconveniente / Outubro 13, 2023
/
Pingback: Climatismo: causa nobre ou mentira deslavada? – inconveniente / Março 2, 2024
/