Portugal terá a maior queda do PIB da União Europeia, no inverno de 2021

Portugal é o país da União Europeia que terá maior queda no PIB (Produto Interno Bruto) real, no inverno de 2021, atingindo – 2,1%, em comparação com 0,8% na UE – Comissão Europeia (fevereiro de 2021). European Economic Forecast – Winter 2021. p. 17.

A previsão para a queda do PIB de Portugal em 2020 é de 7,6%. A Comissão Europeia espera que o crescimento do PIB português de torne positivo no segundo trimestre e que a recuperação gradual da economia nacional continue no verão, alavancada pelo setor do turismo.

Contudo, a expectativa é de que o turismo só chegue ao nível anterior à pandemia no final de 2022. A economia portuguesa é muito dependente do turismo. Como este setor é dos mais atingidos pela pandemia, permanece a incerteza sobre a recuperação plena da economia nacional.

Este estudo assinala ainda a resiliência da indústria portuguesa à crise da pandemia. E destaca, na paisagem negra, o crescimento do setor da construção, impulsionado pelo investimento dos fundos europeus.

Portanto, a nuvem do Covid-19 continuará a ensombrar o crescimento económico e o bem-estar social do País no próximo ano.

Partilhar

Sem comentários

deixe um comentário