Portugal – Reino Unido: confinamento versus libertação

image_pdfimage_print

Portugal está no top 20 na classificação mundial de percentagem de população vacinada contra a Covid-19, de acordo com informação do Our World in Data, de 5-8-2021.

Portugal atingiu cerca de 70% da população vacinada completa ou parcialmente vacinada, à frente da Bélgica. A Dinamarca, a Espanha, os Países Baixos e Reino Unido também têm valores similares. Na ordem de valores da população completamente vacinada (duas doses ou dose única), a Bélgica está à frente com 61%, seguida da Espanha com 60%, de Portugal com 59%, da Dinamarca com 58%, do Reino Unido com 57% e dos Países Baixos com 54%.

Depois da desorganização e controvérsia inicial no nepotismo de acesso às vacinas, o nosso país tem vindo a recuperar posições desde que o vice-almirante Gouveia e Melo assumiu a liderança do processo com uma equipa de militares.

No que respeita a contágios, Portugal está na 31.ª pior posição mundial, com 231 casos de contágio por milhão de habitantes. Portugal tem sido assolado pela variante delta, ou indiana, da doença e continua sujeito a medidas de confinamento decretadas pelo Governo.

O Reino Unido tomou a decisão inédita de desconfinar a sua população em 19-7-2021, após sucessivas manifestações, desobrigando-a de restrições de ajuntamento, distanciamento, uso de máscara e viagem.

O passaporte (certificado) de vacinação não é obrigatório, embora se recomenda que as discotecas o imponham aos clientes. Os residentes em Inglaterra e Gales dispõem de uma aplicação de geolocalização de contagiados (NHS Covid-19) que emite um aviso de quarentena de 10 dias para quem tenha estado próximo de alguém contagiado.

Como se vê neste terceiro diagrama, a variação dos novos casos de contágio de Covid-19 por milhão de habitantes, no Reino Unido, entre 19-7-2021, dia do desconfinamento, e 5-8-2021, regista mesmo uma diminuição de casos. E dez dias depois, nota-se um comportamento paralelo das linhas de novos casos nos dois países. Ainda que no Reino Unido, também sujeito ao impacto da variante delta do vírus, no dia 3 de agosto tenham sido registados 378 novos casos de Covid e em Portugal 241 (por milhão de habitantes). Todavia, no Dia da Libertação do confinamento (19-7-2021) o Reino Unido tinha 677 casos por milhão…

O número de mortes no Reino Unido continuou a tendência anterior de subida, mas dezassete dias após a libertação das restrições parece haver uma estabilização. Ainda que a série temporal seja curta, a curva de novos contágios no Reino Unido continua a cair desde o desconfinamento, o número de mortes estabilizou, e a imunidade de grupo parece consolidar-se apesar das novas variantes do vírus.

A não ser que se tivesse como objetivo a completa erradicação da doença, desde logo utópico, as tendências assinaladas pelo Reino Unido põem em causa o alarmismo desmesurado sobre o risco de alastramento da epidemia em Portugal caso houvesse libertação imediata das restrições aos direitos, liberdades e garantias.

Partilhar

Latest comment

  • Infelizmente os números divulgados, pelo Our Wolrd in Data, segundo o Centro de Controle de Doença dos Estados Unidos, parecem-me conspirativos.
    .
    – 07/21/2021: Lab Alert: Changes to CDC RT-PCR for SARS-CoV-2 Testing
    https://www.cdc.gov/csels/dls/locs/2021/07-21-2021-lab-alert-Changes_CDC_RT-PCR_SARS-CoV-2_Testing_1.html
    “CDC encourages laboratories to consider adoption of a multiplexed method that can facilitate detection and differentiation of SARS-CoV-2 and influenza viruses.”
    Tradução google – O CDC incentiva os laboratórios a considerarem a adopção de um método multiplexado que pode facilitar a detecção e diferenciação de SARS-CoV-2 e vírus influenza.
    .
    – Graça Fritas disse mais ou menos isto: por exemplo se alguém que esteja muito mal com cancro, mesmo que venha a falecer provavelmente dessa doença, mas se estiver infectada por Covid, nós contamos a infecção por Covid. Portanto, nós, em Portugal, não estamos a contar a causa básica da morte mas o evento terminal e, portanto, o numero de óbitos corresponde ao numero de infectados…
    Como podemos basear-nos num teste quando ele próprio não é de confiança, pois não diferencia influenza de covid e depois vir dizer que os números apresentados pecam por defeito? Mais parece pecar por excesso.
    .
    Mundo tornado psicótico
    My own country of Canada just kicked me out because my Covid immunity was acquired naturally and not from a vaccine
    Tradução google – Meu próprio país, o Canadá, acabou de me expulsar porque minha imunidade Covid foi adquirida naturalmente e não por uma vacina
    https://www.rt.com/op-ed/531001-canada-kicked-out-vaccine-covid/
    .
    O que perece ser o enredo do registo de patentes, alguns tentados outros concretizados, alguns bastante antes, do covid aparecer…
    Reiner Fuellmich Interviews Dr. David E Martin
    https://odysee.com/@bonniesmit:0/Dr.-David-E.-Martin-_-Sitzung-60-Die-Zeit-ist-kein-flacher-Kreis:a
    .
    Mas nem tudo são tristezas. Algumas pessoas mantêm-se saudáveis apesar das tentativas em contrario. (lol)
    GIRL ON PFIZER
    https://www.youtube.com/watch?v=mSnDdXaBDAk

deixe um comentário