
© Via Wikimedia Commons
A vacina da Pfizer proporciona 88% de proteção face à variante Delta da Covid-19, conclui-se num estudo publicado na prestigiada revista New England Journal of Medicine, esta semana. Segundo este estudo, “Eficácia das vacinas da Covid-19 contra a Variante B.1.617.2 (Delta)” (Effectiveness of Covid-19 Vaccines against the B.1.617.2 (Delta) Variant), no original, face à “variante Alfa” do vírus, a primitiva estirpe, a imunidade oferecida pela vacina desta empresa é de 94%.
Em Portugal, a vacina da Pfizer tem sido a mais administrada.
Já no caso da vacina da Astrazeneca, a proteção é de 67% para a variante Delta e de 74,5% para o vírus original Alfa.
O estudo não analisou a proteção oferecida pela vacina da Moderna – cuja imunidade prestada a empresa alega ser semelhante à da Pfizer -, a da Johnson & Johnson ou outras.
Nos EUA, tem crescido a crítica à mensagem contraditória da administração Biden de insistência no uso da máscara pelos vacinados. Para os céticos, manter a obrigatoriedade do uso da máscara significa que a vacina não funciona.
Este estudo pode pôr em causa as recentes decisões de vários governos, como a Hungria e a Espanha, de administração de uma terceira dose da vacina, e a intenção de outros, como o dos EUA, de aplicarem este dito “booster” ou, até, da vacina passar a ser anual.
Velho do Restelo / Julho 26, 2021
“…Para os céticos, manter a obrigatoriedade do uso da máscara significa que a vacina não funciona. ”
Chamar-lhes céticos, é pouco ! Um cético é alguém que pensa e forma opinião sobre um tema, no caso contra corrente.
Mas tendo em conta os repetidos esclarecimentos que têm sido dados sobre a forma como a vacina actua, eu diria que se trata mais de burrice, falta de atenção, ou mesmo má fé de quem persiste a difundir conceitos deturpados sobre algo demasiado sério para ser usado como “arma de arremesso político”!
– A vacina activa o sistema imunitário, preparando a defesa para um eventual ataque, permitindo ganhar tempo nessa reacção, evitando maiores danos em caso de infecção (nomeadamente o recurso a internamento de cuidado intensivos, que é sempre um r ecurso escasso)!
– A vacina não evita de todo a INFECÇÂO! Nunca foi dito que evitava ! Se há infecção pode haver propagação !
Ainda hoje tive uma conversa muito animada com um idiota meu vizinho que insiste em circular no prédio sem máscara!
Chamado à atenção, responde :
– Quer ver o meu certificado ?
– E eu perguntei, certificado do quê ? De estupidez talvez …
– E diz, da vacina , eu já fui vacinado !
– Ahh sim , e daí, quem lhe disse que estava dispensado da máscara ? Eu tb já fui vacinado e continuo usar!
– O imbecil responde, mas eu já tive covid, estou mais protegido que vc !
– Ahh já se deixou apanhar pelo covid, isso diz muito sobre a sua inteligência, foi apanhado uma vez, e agora quer repetir … gente burra é outra coisa !!
É o que temos, fruto de 40 anos de marxismo escolar, a formar inúteis, absentistas, grevistas, vigaristas, viciados em drogas & futebol!
/