Edward Snowden explica, em vídeo de 13-4-2021, o perigo da indústria dos dados e porque é necessário desmantelá-la.
A conservação de dados acerca da vida e atividade dos cidadãos por estas empresas (Google, Apple, Facebook, Microsoft, etc.) é injustificável, nefasta e perigosa.
Através de uma falsa promessa de segurança, as empresas da indústria dos dados garantem ao utilizador que a conservação desses dados é feita para lhes ser útil. Mas, na verdade, guardam os dados de identidade, tráfego e atividade, dos cidadãos para os explorarem e comercializarem.
O lóbi das big tech é fortíssimo no controlo dos governos. Mas, como todos, o império da indústria dos dados sucumbirá. A questão é se isso acontecerá mais cedo, devido ao empenho dos cidadãos, ou de causas tecnológicas naturais, como o surgimento de empresas que prestem serviço de informação e comunicação respeitando absolutamente a privacidade dos cidadãos.
miguel / Maio 6, 2021
Gustaria de creer o senhor mas acho que os dados personais sao uma nova materia-prima com um futuro muito promissora (contrariamente as otras materias-primas em risco de estincao) nao solo para as empresas mas tamben para os estados e a sociedade de supervisao (“surveillance capitalism). E tamben a gente gosta muito, numa sociedade que promove o narcissismo e nao as valores communes)…
Boa fortuna para este novo media;
Mon portugais est très médiocre, desculpe.
Miguel (de Bruselas e Santarem 😉 )
/