Ivermectina eficaz contra Covid-19 – conclui meta-análise

Uma meta-análise científica dos estudos publicados concluiu que a ivermectina é eficaz no tratamento e profilaxia da Covid-19. O artigo “Review of the emerging evidence demonstrating the efficacy of ivermectin in the prophylaxis and treatment of Covid-19”, da autoria de Kory, Meduri, Varon, Iglesias e Marik, foi publicado na revista científica American Journal of Therapeutics, na edição de maio-junho de 2021.

Esta meta-análise, que passou o crivo de especialistas, e estudou as pesquisas apresentadas até 21-1-2021, faz uma revisão abrangente dos dados disponíveis de estudos clínicos, in vitro, em animais e no mundo real.

Liderado pela Front Line Covid-19 Critical Care Alliance (FLCCC), o grupo de especialistas médicos e cientistas analisou estudos revistos por pares e publicados, com meta-análises de especialistas e análises epidemiológicas de regiões com distribuição generalizada de ivermectina. Esses estudos mostram que a ivermectina é um fármaco eficaz na profilaxia e tratamento da Covid.

“Fizemos o trabalho que as autoridades médicas falharam, conduzimos a revisão mais abrangente dos dados disponíveis sobre a ivermectina”, disse Pierre Kory, médico, presidente e diretor médico da FLCCC. O especialista declarou que foi usada a melhor técnica científica de análise “para qualificar os dados revistos, antes de concluir que a ivermectina pode acabar com esta pandemia”.

Quinze destes estudos analisados sobre o uso da ivermectina eram ensaios clínicos randomizados (RCTs).

A meta-análise conclui, “com base em 18 ensaios clínicos randomizados e controlados de tratamento de Covid-19 com ivermectina que foram encontradas grandes reduções estatisticamente significativas na mortalidade, tempo de recuperação clínica e tempo de eliminação viral”. O artigo acrescenta que os resultados de vários estudos controlados de profilaxia reportam riscos significativamente reduzidos de contrair Covid-19 com o uso regular de ivermectina”.

“A nossa última pesquisa mostra, mais uma vez, que quando a totalidade das evidências é examinada, não há dúvida de que a ivermectina é altamente eficaz como profilaxia e tratamento seguro para a Covid-19”, disse o co-autor do artigo Paul E. Marik, que é membro fundador do FLCCC e chefe de Medicina Pulmonar e de Cuidados Críticos na Eastern Virginia Medical School, dos EUA.

A reivindicação de que a ivermectina é uma poderosa profilaxia e tratamento eficaz para Covid-19 tem sido global. Nesse sentido, as autoridades reguladoras da África do Sul, Zimbabué, Eslováquia, República Checa, México e Índia, já aprovaram a prescrição médica do fármaco.

Os resultados, como no estudo citado, demonstram que as campanhas de distribuição de ivermectina levaram repetidamente a “rápidas diminuições de morbidade e mortalidade em toda a população”.

“Estamos a convocar as autoridades regionais de saúde pública e os profissionais médicos em todo o mundo para exigir que a ivermectina seja incluída nos seus cuidados padrão imediatamente para que possamos acabar com esta pandemia de uma vez por todas”, observou Marik.

Partilhar

Latest comments

  • 19-3-2021 proposto para publicação.
    A data em cima tem gralha, não pode ser Maio de 2031, PF revejam a gralha.

    • Corrigido. Obrigado pela atenção!

  • A publicação da meta-análise é uma vitória sobre o obscurantismo e a ganância “greedy”, pela ciência e pela medicina baseada na evidência observacional e na medicina baseada na evidência clínica contra interesses muito poderosos, desde a ocultação por parte do PCC/RPC em Fevereiro de 2020 e OMS, EMA, juntando a estes agência governamentais que não podem estar reféns das BIG Pharma e das Big Tech. O tratamento precoce de doente que são mandados para casa abandonados à sua sorte, recorrendo muitas vezes aos hospitais em fases já muito tardias. Tudo tem o seu lugar, as vacinas, os tratamentos precoces e depois bons protocolos hospitalares em fases avançadas.

  • E mais um artigo científico, ainda em pre-print, a relatar um estudo que configura um ensaio clínico aleatório sobre o efeito profiláctico da Ivermectina, desta feita proveniente da Índia:
    “Prophylactic role of ivermectin in SARS-CoV-2 infection among healthcare workers”
    (https://www.researchsquare.com/article/rs-208785/v1)
    Nota: o link fornecido para o artigo “Review of the Emerging Evidence Demonstrating the Efficacy of Ivermectin in the Prophylaxis and Treatment of COVID-19” não funciona; como alternativa, este encontra-se funcional: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8088823/

deixe um comentário