
O presidente executivo (CEO) da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, exortou em Bruxelas, em 9-10-2023, os investidores na União Europeia (UE) a inverterem a tendência de redução de desenvolvimento das energias renováveis, sob pena de comprometer os objetivos de descarbonização – segundo notícia do mesmo dia da agência Lusa.
O CEO da EDP acrescentou que “a transição dos combustíveis fósseis é essencial para haver um ambiente saudável para as gerações futuras”. Contudo, prosseguiu, nos últimos três anos houve uma redução no investimento nas energias renováveis de quase 50%.
Uma das razões que justifica esta inversão da tendência de investimento nas renováveis, sugeriu Miguel Stilwell de Andrade, pode ser a ideia de que o investimento não vai compensar.
Temos de acelerar, investir três vezes mais do que o máximo que já investimos, em vez de dizer: “Vamos equilibrar as duas [fósseis e renováveis], não sabemos como é que isto vai correr”. Não acredito mesmo que isso seja o ideal, o que queremos coletivamente – disse Stilwell de Andrade.
A transição energética, advertiu o CEO da EDP, “requer milhares de milhões de euros em investimento todos os anos”, por isso, advogou que os Estados-membros têm de o fazer o quanto antes para que haja igualdade em 2030.
Pingback: Transição ou transação energética? – inconveniente / Outubro 13, 2023
/
Pingback: Investimentos titânicos em renováveis! – inconveniente / Outubro 21, 2023
/