Há mais vida para além da Covida

Segundo notícia da Reuters de 3-8-2021, a gigante farmacêutica Sanofi vai adquirir todas as ações da empresa de biotecnologia Translate Bio, pagando USD 38,00 por cada ação em dinheiro, num total de cerca de USD 3,2 mil milhões.

A Translate Bio é uma empresa especializada no desenvolvimento de medicamentos baseados na tecnologia do RNA mensageiro para tratamento de doenças genéticas, entre outras.

Esta tecnologia não é nova. Em 1961, os biólogos Sydney Brenner, François Jakob e Matthew Meselson descobriram que o ácido ribonucleico (RNA) consegue transportar informações genéticas que podem ser usadas na biossíntese de proteínas nas células. Mas só em 1989 este objetivo viria a ser alcançado pelo virologista Robert Malone, que hoje em dia tem muitas reservas em relação às vacinas mRNA contra a Covid.*

Uma das preocupações de Robert Malone, a quem se pode chamar o pai da tecnologia mRNA, é que a vacina mRNA contra a Covid não foi testada em animais como ele teria feito (e como mandam os protocolos), antes de a aplicar em humanos.

Porém, as grandes farmacêuticas apostam forte nesta tecnologia e juntam-se a pequenas empresas de biotecnologia como aconteceu com a Pfizer e a BioNTech no desenvolvimento da vacina contra a Covid. Acreditam que esta tecnologia é capaz de revolucionar a medicina, trazendo curas para doenças genéticas, cancros, viroses, etc.

Trata-se, portanto, de uma tecnologia que vale milhões, para a qual a Covid apenas deu o pontapé de saída com o financiamento que daí resultou e que permitirá avançar noutras áreas de negócios.

A rapidez no desenvolvimento das vacinas mRNA e a autorização de emergência para o seu uso encontram justificação na urgência pandémica, mas também na corrida aos medicamentos de uma nova geração, que podem revolucionar a medicina mas cujos efeitos adversos a médio e longo-prazo se desconhecem.


*Este vídeo foi-nos gentilmente sugerido num comentário, referindo que o mesmo foi censurado no Youtube.

Partilhar

Sem comentários

deixe um comentário