Especialista em biologia evolutiva dá razão a Trump sobre origem provável da Covid-19

O especialista em morcegos e biologia evolutiva, Bret Weinstein, professor convidado da Universidade de Princeton (EUA), defendeu em entrevista à agência Lusa, publicada em 7-3-2021, que é provável que a pandemia de Covid-19 tenha tido origem numa fuga do laboratório de virologia de Wuhan (China), dando razão às suspeitas de Donald Trump.

“Eu não afirmo que isto começou no laboratório de Wuhan. Nós não sabemos. No entanto, o que afirmo é que o que sabemos até agora é completamente consistente com essa possibilidade e não com qualquer outra”.

A notícia sobre a entrevista, que pode ser lida na íntegra na Lusa, contém também a seguinte declaração de Weinstein sobre o ex-presidente dos EUA:

“Por razões difíceis de explicar, há quem, especialmente nos Estados Unidos, mas na realidade no Ocidente inteiro, visse tudo o que Donald Trump dissesse como falso à partida. E isso é, obviamente, absurdo, e dá-lhe demasiado poder, o poder de matar uma ideia simplesmente por dizê-la”.

Bret Weinstein invoca diversos argumentos para as suas suspeitas e apela à investigação da origem como prioridade para “evitar que isto alguma vez volte a acontecer”.

O facto é que, até hoje, não ficou clara a origem do vírus de Sars-CoV-2 (Covid-19). E as autoridades chinesas continuam a não autorizar a entrada no laboratório suspeito dos inspetores da OMS. Sugerem outras possíveis origens, como a carne congelada importada, apesar de nunca se ter constatado ocorrências anteriores semelhantes.


José Leite

Partilhar

Latest comments

deixe um comentário