Enfermagem é líder na ética e honestidade nos EUA

A profissão da enfermagem foi eleita, numa sondagem da Gallup, de 6-1-2020, como a profissão percecionada pela população como a mais honesta e respeitadora dos princípios éticos profissionais.

Numa altura em que globalmente o reconhecimento das profissões de saúde foram colocadas no centro das atenções, a profissão de enfermagem voltou a ser a profissão eleita como a mais respeitadora dos códigos deontológicos e do interesse público.

Médicos e farmacêuticos ficaram nos lugares seguintes: mais de 12 pontos abaixo do resultado obtido pela enfermagem. Curiosamente, nos dois últimos lugares da sondagem da Gallup ficaram os vendedores e… os políticos.

A enfermagem lidera o ranking de confiança do público norte-americano nas profissões desde o ano de 2000, excetuando o ano de 2001 (ano do ataque terrorista do 11-09). Nesse ano, a profissão dos bombeiros subiu ao primeiro lugar do ranking, posição que não voltou a ocupar desde esse ano.

O exemplo e a dinâmica da elevada confiança do público na enfermagem parece replicar-se internacionalmente, embora seja nos EUA onde temos maior evidência desta liderança como a profissão em que as pessoas mais confiam.

A empresa Gallup é líder mundial na geração de estudos deste tipo com enfoque nas perceções e confiança dos cidadãos relativamente a uma grande diversidade de tópicos, desde a sua fundação em 1976.

Partilhar

Sem comentários

deixe um comentário