É verdade que a ivermectina teve sucesso na Índia?

Ao pesquisar as palavras “Uttar Pradesh ivermectin” no motor de pesquisa, aparece como primeiro resultado uma verificação de factos do site Politifact a desmentir uma pretensa desinformação que circula em vários sites e nas redes sociais, segundo a qual a utilização profilática da ivermectina na Índia, mais concretamente no estado de Uttar Pradesh, permitiu manter baixo o número de casos e mortes.

Inconvenientemente, aparece logo como terceiro resultado uma notícia do The IndianExpress, de 12-5-2021, com o seguinte título:

Governo de Uttar Pradesh diz que uso precoce de ivermectina ajudou a manter baixos os casos positivos e mortes”.

Estaria o governo de Uttar Pradesh a espalhar desinformação, servindo-se dos jornais?

Apesar do governo do estado de Uttar Pradesh reconhecer a evidência inconveniente de que a distribuição massiva de ivermectina terá ajudado a manter baixos os casos positivos e mortes, os fact-checkers afirmam que isso é falso, com base nos seguintes argumentos:

  • Não há qualquer base científica para alegações de sucesso da ivermectina em Uttar Pradesh, Índia;
  • Não há nenhuma evidência que sugira uma ligação causal entre a recomendação de ivermectina e o declínio de casos COVID-19 no estado indiano de Uttar Pradesh.

No entanto, o governo de Uttar Pradesh não se baseou em desinformação quando decidiu distribuir massivamente o medicamento em todo o estado e a todos aqueles que tiveram contactos de risco. Fê-lo com base numa experiência científica:

“Uttar Pradesh foi o primeiro estado do país a introduzir o uso profilático e terapêutico em larga escala da ivermectina. Em maio-junho de 2020, uma equipa de Agra [distrito de Uttar Pradesh], liderada pelo Dr. Anshul Pareek, administrou ivermectina a todos os membros da equipe RRT [equipas de resposta rápida] no distrito numa base experimental. Foi observado que nenhum deles desenvolveu Covid-19, apesar de estarem em contacto diário com pacientes cujo teste deu positivo ao vírus”.

E, certamente, a equipa de Anshul Pareek também não se baseou em desinformação para fazer o ensaio do medicamento nos membros das equipas de resposta rápida. Fê-lo conscientemente por se tratar de um medicamento de segurança comprovada na utilização massiva no combate a doenças parasitárias e baseado em informação científica: um estudo de cientistas australianos, publicado em abril de 2020, indicava que a ivermectina teria possivelmente eficácia no combate à doença. Sendo uma possibilidade segura, foi experimentada, tendo obtido resultados muito satisfatórios.

Logo, é falso que não haja qualquer base científica para as alegações de sucesso da ivermectina e é falso que a ivermectina não tenha desempenhado um papel importante no combate à COVID-19 em Uttar Pradesh.

Partilhar

Written by

Sub-diretor do Inconveniente

Latest comment

  • Os acompanhantes de fact-checkers, estão sendo enganados, a IVERMECTINA, combate à COVID-19…
    Eu tomei ea coisa ficou leve, não preciso x de + nada….

deixe um comentário