COVID-19: Índia com menos mortes que Portugal

A Índia, um país com cerca de 1,4 mil milhões de habitantes tem, desde 17 de janeiro deste ano, menos mortes diárias do que Portugal, com escassos 10 milhões de habitantes.

Esta informação consta da base de dados do site Our World in Data, um projecto de colaboração entre a Universidade de Oxford e a organização Global Change in Data Lab.

Uma das possibilidades oferecidas pelo referido site é a de se poder visualizar os dados em gráficos de formas várias, conforme o que se pretenda pesquisar ou estudar.

Pode-se, por exemplo, ver qual o número de mortes diárias e escolher quais os países que se pretende incluir no gráfico. Se se escolher apenas Portugal e Índia e visualizarmos o número de mortes por dia, obtemos o seguinte gráfico:

Neste gráfico pode-se ver que o número de mortes diárias em Portugal passou a ser superior ao da Índia a partir de 17 de janeiro passado.

Devemos ressalvar que os dados da Índia podem não ser totalmente fiáveis: a Índia faz 10 vezes menos testes por milhão de habitantes.

A Índia encontra-se entre os países menos afetados pela pandemia, em declínio desde fim de Agosto. Esta situação pode ser atribuída à pirâmide etária indiana, ao clima, a uma estirpe local menos agressiva e/ou a medidas farmacológicas ou não farmacológicas diferentes das de países mais afetados ou ainda à tão almejada imunidade de grupo.

A pandemia de covid-19 já causou mais de 2 milhões de mortes, entre 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


José Leite

Partilhar

Sem comentários

deixe um comentário