Recomendo a entrevista de Rama Banerj, antigo alto funcionário do Governo indiano encarregado da RAW (Research & Analysis Wing – serviço secreto da Índia), a The Wire Índia, em 28-8-2021, sobre a relação entre o ISI (Inter-Services Intelligence – serviços secretos paquistaneses) e os Taliban. A versão texto pode ser lida aqui.
Os Taliban foram apoiados desde o início pelos serviços de espionagem do Paquistão, no financiamento, fornecimento de armas, abastecimento, logística, santuário de organização e refúgio, burocracia na administração do Afeganistão nos cinco anos de poder antes dos atentados de 2001 da Al Qaeda nos EUA, e após a instalação do governo fantoche em Cabul. A CIA (agência de espionagem norte-americana) jogava ao mesmo tempo contra os Taliban no terreno e com os serviços secretos paquistaneses e os próprios Taliban (rede Haqani) para tentar capturar Ossama bin Laden (que a ISI protegia).
O resultado destas manobras dos EUA foi a sua derrota na guerra do Afeganistão.
O medo dos EUA foi a radicalização islâmica do Paquistão, país de 220 milhões de habitantes e detentor de armas nucleares. Quase tudo os norte-americanos consentiram aos governos paquistaneses que os exploraram e combateram furtivamente.
Os EUA de Biden procuram agora refazer a aliança com os mujahedin afegãos e pagar-lhes para soltarem os reféns e não serem atacados.
António Balbino Caldeira
Ram / Outubro 10, 2021
Excelente informação, como sempre.
/
Rui Caldeira / Outubro 10, 2021
Excelente informação, como sempre.
/
Maria J. / Outubro 10, 2021
Uma das perguntas pode ser: quem tira proveito do facto que exista um Afganistão, hoje, governado pelos talibãs?
E ainda, o que dão eles “em troca” a quem os apoia e financia?
/
O SÁTIRO / Novembro 1, 2021
Não me parece que a análise seja totalmente correta.
Obviamente que, ao atacar os líderes da Al Qaeda escondidos nas montanhas na afeganistão após o 11/setembro, os EUA teriam que colocar governo aliado em Kabul .
Isso não significa que fosse fantoche, porque o povo afegão odeia os talibãs, portanto, apoiava o governo sustentado pelos EUA.
Aliás, as reações de desespero no aeroporto de Kabul comprovam isso mesmo: o povo odeia e desespera com as atrocidades talibãs: ver mães a entregar filhos crianças ou bebés a desconhecidos- militares ocidentais, para nunca mais os ver, só é possível porque a crueldade talibã, al qaeda etc é de atrocidade inimaginável…
Isso também só é possível porque o povo confiava no governo sustentado pelos EUA .
As declarações em pânico (dentro do possível) aos media ocidentais, a fuga desesperada para todo o lado (incluindo portugal) tb comprovam a confiança do povo afegão nos EUA.
Não foi o Ocidente nem a NATO quem perdeu a guerra; a situação estava praticamente controlada, não havia atentados nem matanças permanentes, o possível desenvolvimento afegão estava a ser feito.
Quem deitou tudo a PERDER foi a DEMÊNCIA MENTAL, incompetência crassa, descontrolo estratégico da administração BIDEN e dos amigos democratas: as perdas em material militar ascendem a biliões de dólares: claro, notou-se que alguns media FUGIRAM a analisar a catástrofe porque a comparação com trump era inevitável, e os media (quase todos em portugal, com PÚBLICO a liderar, estão sempre, sempre do lado dos carniceiros e inventaram os temas mais hilariantes para ocuparem tempo e papel e NÃO REVELAREM A EXTENSÃO dos verdadeiros crimes contra a humanidade da administração BIDEN.
Quem vai sustentar este regime execrável só pode ser outro governo assassino execrável : CHINA COMUNISTA:
https://english.alarabiya.net/News/world/2021/08/16/China-says-it-is-ready-for-friendly-relations-with-Taliban?fbclid=IwAR3VGyQV2GjJwIZqQymzRfJVO7qYNqf2mgwDNvzekYnSaquTOBT1OPwE6Nc
/