Austrália: polícia interrompe missa para fiscalizar uso de máscara

De acordo com o The West Australian, de 4-2-2022, a polícia australiana mandou parar a missa na igreja de Santa Bernardete em Perth (Oeste da Austrália) para fiscalizar o correto uso de máscara na assembleia eucarística da passada quinta-feira.

A celebração noturna foi interrompida depois da polícia receber queixas sobre a inobservância do uso de máscara, cujo uso é obrigatório na região.

Segundo a polícia: cinco paroquianos estavam sem máscara: um apresentou comprovativo de isenção médica e os outros quatro usavam coberturas faciais. A fotografia do incidente mostra um polícia fardado a verificar uma folha (talvez o referido comprovativo).

A legenda da fotografia, postada por Patrick Horneman, habitante de Perth, dizia o seguinte:

“Durante uma missa católica em Perth hoje à noite, um polícia permitiu-se entrar e percorrer o corredor a exigir o uso correto da máscara e a verificar isenções.

Quando vimos esse comportamento antes na história?”

A igreja confirmou que o incidente havia ocorrido. Entrevistado pela Perth Now, um paroquiano disse que o incidente mostrou falta de confiança:

“As pessoas ficam muito surpreendidas com isto. É bastante provocativo e muito preocupante ver a liturgia que amas ser parada pela polícia”.

A porta-voz da oposição na área de saúde, Libby Mettam, criticou a decisão:

“O governo de McGowan precisa de explicar como este tipo de ação estatal é proporcional ou necessária.”

“Na quinta-feira à noite, a polícia respondeu a uma denúncia de que pessoas não estavam a usar máscara numa igreja em Mount Hawthorn”, disse a polícia.

Quando a polícia surgiu, “cinco pessoas foram abordadas pela polícia e cumpriram o uso de máscara. Uma pessoa forneceu prova de isenção.”

Arquidiocese de Perth

A Arquidiocese de Perth descreveu a situação como “profundamente lamentável”. De acordo com a 7News, o arcebispo Tim Costelloe disse: 

“Espero que possam ser encontradas outras maneiras para lidar com esta questão delicada no futuro e o meu escritório está pronto para cooperar com a polícia neste assunto. É política da Arquidiocese de Perth fazer os possíveis para facilitar o cumprimento de todas as exigências do governo em relação à pandemia da Covid-19.

Para mim é profundamente lamentável que a polícia tenha sido colocada nesta posição que os levou a tomar”.

Partilhar

Latest comment

  • Mostra bem o estado psicótico em que o mundo está imerso. Aproveitando-se da situação, convém habituar as pessoas ao estado opressivo, estimulando o medo.
    Tenho a certeza, que se não fosse uma celebração católica, não teriam feito o mesmo!

deixe um comentário