Antiviral contra a COVID-19

A Agência Lusa noticiou, no dia 3 de fevereiro, a descoberta por uma equipa de investigadores da Universidade de Nottingham, UK, de um medicamento eficaz contra várias gripes, bem como contra a COVID-19.

A descoberta foi divulgada no artigo da equipa de investigadores, liderada por Kin-Chow Chang. O artigo foi recebido na revista Viruses no dia 1 de setembro de 2020 e publicado a 27 de setembro de 2020, após a sua revisão e aceitação.

Quatro meses depois, o artigo virou notícia devido a um comunicado do dia 3 de fevereiro da Universidade de Nottingham, e chega agora ao conhecimento do grande público.

O medicamento em questão é a Tapsigargina que, em ensaios in vitro e em animais, mostra uma grande eficácia contra o vírus respiratório (VSR), o vírus influenza A e o SARS-CoV-2.

O composto é extraído de uma planta tóxica comum, existente também em Portugal e poderá vir a ser tomado por via oral, quando e se passar as fases de ensaios necessárias para a sua aprovação.

Partilhar

Latest comment

  • Essa planta é muito abundante nos montes de Colaride junto a Massamá.
    Agora percebo porque é que os burros e machos que por lá pastam, ainda não apanharam covid apesar de não usarem máscara.

deixe um comentário