Água: o perigoso inimigo do carro eléctrico

Jimmy Patronis, político da Flórida, num tuíte do dia 6-10-2022 refere que, após a passagem do furacão Ian na semana anterior, um grupo de veículos elétricos terá sido apanhado pelas inundações, tendo as suas baterias sido alagadas e incendiado espontaneamente. Citando:

“Este é um novo desafio que os nossos bombeiros nunca enfrentaram antes. Pelo menos nesta escala. É preciso treino especial e compreensão dos EV (electric vehicles) para garantir que estes incêndios sejam extintos de forma rápida e segura”.

Não se sabe quantos EV foram desativados ou se incendiaram devido às inundações generalizadas na semana que antecedeu o tuíte de Jimmy Patronis. Mas torna-se evidente que os bombeiros do estado não estão preparados para lidar com incêndios de baterias de lítio onde a água só alimenta mais a combustão.

Na senda da transição energética que vai salvar o planeta das emissões de carbono, os governos não parecem querer saber dos custos e inconvenientes associados à nova tecnologia de transporte automóvel.

Partilhar

Written by

Sub-diretor do Inconveniente

Latest comments

  • É um “bico de obra”, e, em caso de acidente, carroçarias destruidas e cabos expostos, logo risco de curto-circuito, pior ainda num dia de chuva, como se retira alguém encarcerado se nem se pode manusear, ou apenas tocar no carro em segurança? Por outro lado, a gasolina, gasóleo e até o GPL também comportam riscos sérios para as equipas de salvamento.

    É apenas a troca de um risco pelo outro, ou não estão na mesma ordem de grandeza?

    • Isso é mentira, as baterias não usam lítio no seu estado puro, pelo menos estas que estamos a falar, apenas as LIPO usam e os carros não usam essas.

      Estas baterias como todas as outras nos veiculos electricos usam carbonato de litio e oxido de litio, que não tem qualquer reação com a água, o que aconteceu aqui foi outro efeito, que é aquele que se chama de “thermal runaway”, ou seja, a corrosão provocada pela água salgada, fez algum circuito entrar em curto-circuito e o carro incendiou, efeito que pode acontecer a qualquer carro, não só electrico, e como se pode ver pelo vídeo, o fumo vem da frente do carro, onde está a bateria de chumbo que qualquer carro tem.

    • Já andei num e senti-me absolutamente tranquilo. E o silêncio…

deixe um comentário