Jimmy Patronis, político da Flórida, num tuíte do dia 6-10-2022 refere que, após a passagem do furacão Ian na semana anterior, um grupo de veículos elétricos terá sido apanhado pelas inundações, tendo as suas baterias sido alagadas e incendiado espontaneamente. Citando:
“Este é um novo desafio que os nossos bombeiros nunca enfrentaram antes. Pelo menos nesta escala. É preciso treino especial e compreensão dos EV (electric vehicles) para garantir que estes incêndios sejam extintos de forma rápida e segura”.
Não se sabe quantos EV foram desativados ou se incendiaram devido às inundações generalizadas na semana que antecedeu o tuíte de Jimmy Patronis. Mas torna-se evidente que os bombeiros do estado não estão preparados para lidar com incêndios de baterias de lítio onde a água só alimenta mais a combustão.
Na senda da transição energética que vai salvar o planeta das emissões de carbono, os governos não parecem querer saber dos custos e inconvenientes associados à nova tecnologia de transporte automóvel.
JM / Outubro 10, 2022
É um “bico de obra”, e, em caso de acidente, carroçarias destruidas e cabos expostos, logo risco de curto-circuito, pior ainda num dia de chuva, como se retira alguém encarcerado se nem se pode manusear, ou apenas tocar no carro em segurança? Por outro lado, a gasolina, gasóleo e até o GPL também comportam riscos sérios para as equipas de salvamento.
É apenas a troca de um risco pelo outro, ou não estão na mesma ordem de grandeza?
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Henrique Sousa (Autor) / Outubro 10, 2022
O lítio das baterias reage violentamente com a água. Da reacção resulta o explosivo hidrogénio. A questão que se levanta é se é possível fazer baterias de lítio totalmente impermeáveis. Mesmo assim, em caso de acidente, poderão danificar-se e se a água penetra, temos explosão pela certa.
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Jorge / Outubro 11, 2022
Isso é mentira, as baterias não usam lítio no seu estado puro, pelo menos estas que estamos a falar, apenas as LIPO usam e os carros não usam essas.
Estas baterias como todas as outras nos veiculos electricos usam carbonato de litio e oxido de litio, que não tem qualquer reação com a água, o que aconteceu aqui foi outro efeito, que é aquele que se chama de “thermal runaway”, ou seja, a corrosão provocada pela água salgada, fez algum circuito entrar em curto-circuito e o carro incendiou, efeito que pode acontecer a qualquer carro, não só electrico, e como se pode ver pelo vídeo, o fumo vem da frente do carro, onde está a bateria de chumbo que qualquer carro tem.
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Henrique Sousa (Autor) / Outubro 11, 2022
https://www.notebookcheck.net/Water-damaged-EV-batteries-turn-Tesla-Model-X-and-other-electric-cars-in-Florida-into-fire-hazards.660368.0.html
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Henrique Sousa (Autor) / Outubro 11, 2022
As baterias de ião-lítio (há pelo menos seis tipos) não usam carbonato de lítio. Ele é usado como precursor para os compostos do cátodo, geralmente o LiFePO4 ou LiCoO2, e o electrólito, o LiPF6. Mas sim, a água salgada é o grande inimigo que causa o tal “thermal runaway”!
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Henrique Sousa (Autor) / Outubro 10, 2022
E os barcos eléctricos (de que fala o governo) são uma ideia peregrina!
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Jorge / Outubro 30, 2022
Já andei num e senti-me absolutamente tranquilo. E o silêncio…
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Henrique Sousa (Autor) / Novembro 7, 2022
https://wattsupwiththat.com/2022/02/27/international-maritime-organisation-electric-vehicles-to-be-shipped-in-fire-retardant-bags/
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