Afeganistão: Ocidente perde para China

Enquanto o Ocidente hesita quanto à ajuda humanitária ao Afeganistão, os países fronteiriços China e Paquistão já avançaram com essa ajuda, segundo análise da Reuters de 13-9-2021 e discutem assistência futura com o regime talibã.

O Ocidente está relutante porque aguarda garantias de defesa dos direitos humanos, em especial das mulheres afegãs. Para além disso, os ativos do Afeganistão no Ocidente, no valor de 10 mil milhões de dólares americanos, encontram-se congelados.

Porém, a falta de ajuda ocidental poderá resultar em mais pobreza no país e num aumento do número de refugiados.

A China estará muito interessada em cooperar com o Afeganistão, com os olhos postos nas suas riquezas minerais, especialmente no lítio. Pretende retomar a ligação ferroviária regular com o Afeganistão e que este faça parte do CPEC (China and Pakistan Economic Corridor).

O regime talibã acolhe de bom grado a cooperação com a China e Paquistão e, contrariando as posições do anterior governo de suporte americano, considera positiva a entrada para o CPEC.

Partilhar

Latest comment

  • Não pode haver ajuda ocidental ao Afeganistão, um país onde grassa a corrupção e onde se perderam biliões dos triliões investidos durante a presença Norte-Americana e que resultou num total fracasso na reconstrução do país.

    E agora com os Taliban no poder e a mais que certa retoma dos grandes campos de cultivo de droga, o Afeganistão é um estado falhado que não deverá receber um cêntimos dos nossos impostos. Falhámos a toda a linha na ajuda da reconstrução do país quando tínhamos presença militar. E falhámos muito por nossa culpa (os muitos erros cometidos duranta a presença militar começam agora a ser relatados), não apenas de um povo e de uma elite afegã incapaz de se organizar e romper com o vicio da corrupção. Não é agora com fanáticos religiosos que vamos conseguir fazer o que quer que seja pelo povo Afegão. Essa ajuda acabará todinha nas mãos dos Taliban.

    Admitamos, foi uma humilhantes derrota do Ocidente. O Afeganistão é da China.

deixe um comentário