
Em artigo de 28-9-2022, a agência Reuters relata que Josep Borrell, principal diplomata da UE, terá dito que “qualquer interrupção deliberada na infraestrutura energética da UE teria uma resposta robusta e unida” – após relatos de vários Estados de que dois gasodutos russos para a Europa terão sido atacados.
Enquanto o gás derrama no Mar Báltico, ainda não se sabe se se trata de “jogo sujo” e quem poderá estar por trás dos derrames nos gasodutos Nord Stream, onde a Rússia e os seus parceiros europeus investiram milhares de milhões de euros.
A Rússia, que reduziu as entregas de gás à Europa depois do Ocidente ter imposto sanções pela invasão russa da Ucrânia, também refere que é possível tratar-se de sabotagem, estando agora a segurança energética do continente em risco.
A União Europeia acredita que as fugas detetadas na segunda-feira nos oleodutos do Nord Stream foram um ato de sabotagem, terá dito Josep Borrell à emissora alemã NTV, fazendo eco de opiniões da Alemanha, Dinamarca e Suécia no dia anterior. A UE não apontou um potencial agressor nem sugeriu qualquer motivação para o sucedido.
Por sua vez, o ministro da Defesa da Dinamarca, Morten Bodskov, disse ontem que havia motivos para se preocupar com a segurança na região do Mar Báltico, após uma reunião com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, em Bruxelas.
“A Rússia tem uma presença militar significativa na região do Mar Báltico e esperamos que eles continuem o seu sabre-rattling [exibição de força]”, disse Morten Bodskov num comunicado.
A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson disse, numa entrevista coletiva de imprensa de 27-9-2022, que foram detetadas duas explosões relacionadas com os derrames de gás. Embora isso não represente um ataque à Suécia, estava em contacto próximo com os parceiros da NATO e os vizinhos tais como a Dinamarca e a Alemanha.
Sismólogos na Dinamarca e na Suécia disseram ter registado duas explosões poderosas na segunda-feira nas proximidades dos derrames e que estas teriam sido na água e não no fundo do mar.
Os gasodutos Nord Stream têm estado no centro da guerra energética entre as capitais da Europa e Moscovo e afeta as principais economias ocidentais, fazendo subir os preços do gás e já desencadeou uma procura de fornecimentos alternativos.
Nenhum dos gasodutos estava a bombear gás no momento em que os derrames foram detetados, mas os incidentes frustram as expectativas da Europa de receber combustível via Nord Stream 1 antes do inverno.
A operadora Nord Stream classificou os danos como “sem precedentes”, enquanto a Gazprom, a empresa controlada pela Rússia com o monopólio das exportações de gás por gasoduto, recusou comentar.
A Noruega disse que reforçará a segurança das suas instalações de petróleo e gás na sequência dos vazamentos e relatórios de atividades de drones no Mar do Norte e as autoridades dinamarquesas pediram que o nível de segurança no setor de energia e gás seja aumentado.
A Rússia reduziu o fornecimento de gás para a Europa via Nord Stream 1 antes de suspender completamente os fluxos em agosto, culpando as sanções ocidentais por causarem dificuldades técnicas. Políticos europeus alegam que foi um pretexto para deixar de fornecer gás.
O novo gasoduto Nord Stream 2 ainda não tinha entrado em operação. A Alemanha suspendeu a sua certificação dias antes da Rússia ter invadido a Ucrânia, naquilo que Moscovo chamou de “operação militar especial”, em 24-2-2022.
Os preços europeus do gás subiram ainda mais após a notícia dos derrames. O preço de referência de outubro holandês subiu 11% para 204,50 euros/megawatt-hora na quarta-feira. Embora os preços ainda estejam abaixo dos picos deste ano, eles permanecem a mais de 200% em relação ao preço no início de setembro de 2021.
Na saga de fornecimento de gás à Europa, o chefe executivo da empresa ucraniana Naftogaz disse, na quarta-feira, 28-9-2022, que a empresa continuará com processos arbitrais contra a Gazprom sobre o gás natural russo que transita pelo país. A Gazprom disse na terça-feira que, embora rejeite todas as alegações da Naftogaz em arbitragem, poderá impor sanções à Naftogaz se esta insistir com os processos contra si.
Carlos2 / Setembro 30, 2022
Quiçá para o próximo inverno a salvação da UE, seja o gás polaco e ucraniano…
/
Carlos2 / Outubro 1, 2022
CNN Journalist Fighting The Hurricane As Man Calmly Walks By
https://odysee.com/@WEGOTAPROBLEM:f/cnn-journalist-fighting-the-hurricane-as:6
/